Ativistas Brasileiros SL: Carlos Eduardo Morimoto da Silva

Morimoto foi um dos pioneiros na potencialização do uso do Linux no Brasil.

NOTÍCIAS

administrador

9/10/20242 min ler

No inicio dos anos 2000, as plataformas de software proprietário dominavam o mercado. Era muito difícil a iniciativa de profissionais da Tecnologia inovar, pensar diferente para desenvolver habilidades técnicas com autonomia.

Carlos Eduardo Morimoto da Silva era um nostálgico da tecnologia. Aos 7 anos, começou a programar com Editores Basic. Com 13 anos, já trabalhava com manutenção de computadores, e aos 17 anos publicou sua primeira obra chamada Hardware PC, lançado pela editora Book Express. Formou-se em Análise de Sistemas, mas se considerava um auto de data.

Currículo Lattes do Professor Drº Sérgio Amadeu da Silveira

Morimoto atualmente.

Em 1998, após receber uma cópia da distribuição Conectiva Linux 2.0, passou a estudar sobre software livre, sendo que em 1999 lançou na Internet o Portal Guia do Hardware.

Em 2001, publicou o Livro Entendendo em Dominando do Linux, obra que mudaria a visão sobre software livre, inclusive a do editor deste produto Educacional. A obra ia desde o conceito mais leigo em Tecnologia, até a configuração de Computadores para Gerenciar Serviços.



Disquete de instalação do Linux

O livro entendendo e dominando o Linux, foi um precursor do Software Livre no começo dos anos 2000.

Clique aqui para ler o livro.

Morimoto criou o Sistema Linux Kurumin, muito utilizado no começo dos anos 2000, sistema o qual salvou do descarte muitos computadores com baixa capacidade de processamento.

Ambiente de trabalho do Kurumin

Em 28 de fevereiro de 2014, Morimoto encerrou as atividades do Clube do Hardware, sendo que o evento foi registrado na entrevista que pode ser acessada clicando aqui.

O encerramento do portal foi decidido devido à baixa da procura de informações sobre eletrônica básica, fato ocorrido com o advento dos computadores portáteis, tablets, smartphones. Atualmente, Carlos afastou-se da carreira da TI, e passou a se dedicar a projetos pessoais.